2016R2 CAD CAM release 2016R2 CAD CAM release 2016R2 CAD CAM release 2016R2 CAD CAM release 2016R2 CAD CAM release 2016R2 CAD CAM release 2016R2 CAD CAM release

Edgecam 2016 R2

O Edgecam 2016 R2 oferece uma significativa economia de tempo durante o carregamento de ficheiros de peças de modelos de sólidos. Durante os ensaios, os ficheiros são carregados cerca de 20 vezes mais rápidos, porque a abertura de ficheiros demora menos tempo, devido ao “recobrimento da memória aleatória” (ou “disposição da memória em mosaico”).

“Esta última versão do Edgecam quebra o modelo em triângulos, que são então armazenados de modo a que eles possam ser lidos muito mais rapidamente do que antes.”
 

 

Totalmente 64bit & Suporte Completo

A nova versão é totalmente de 64 bits, melhorando o acesso à memória. No passado, embora o motor mecânico e o simulador de máquina ter sido de 64 bits, o pacote global foi de 32bits. “Isto restringiu grandes ficheiros de peças, mas agora o Edgecam é completamente de 64 bits, tem uma maior capacidade de armazenamento, para mais sólidos 3D e percursos de ferramentas. Além disso, acelera a transferência de percurso para a memória de 64 bits.”

O suporte completo é fornecido num novo módulo, para cabeças rotativas tipicamente encontradas no tipo de máquinas de ferramentas Trevisan, comuns à indústria de petróleo e gás, onde muitos componentes requerem uma operação de torneamento fornecido pela cabeça rotativa. O componente permanece estacionário sobre a mesa rotativa, com o eixo secundário a ser utilizado para tornear os perfis externos e internos.

 

Melhorias & Configuração da Máquina

As melhorias foram feitas para a configuração da máquina ao simular tornos com torretas com diferentes inclinações. “No passado, a simulação mostrou este tipo de torno como tendo as torres superiores e inferiores em linha, mas o Edgecam 2016 R2 exibe torretas com diferentes inclinações na sua verdadeira posição.”

Nas áreas do torneamento, fresamento e funções de fio EDM, vão beneficiar de várias melhorias incluindo três para a área de abertura de canais. Melhorias para o ciclo de desbaste da abertura de canais, acabamos com a necessidade de adicionar manualmente a compensação de raio, o ciclo que agora incorpora essa funcionalidade.

“O ciclo agora deteta automaticamente um pequeno raio ou chanfro na característica da abertura de canais, e remove cortes excedentes quando aplicável.” “Isso não só economiza tempo de ciclo, mas também alivia a necessidade de verificar manualmente movimentos de cortes desperdiçados.” O ciclo de desbaste da abertura de canais, também oferece uma nova função de Cortes Intermédios, para a determinação do número de cortes adicionais necessários para maquinar com sucesso um grande chanfro, ou raio numa característica de abertura de canal.

 

Edgecam | EWS

O Edgecam 2016 R2, continua a evoluir o seu produto EWS importando arquivos “wireframe” 3D IGES. Depois dos ficheiros terem sido carregados, podem ser transformados em modelos sólidos com ferramentas EWS existentes, tais como o Plano de Sketch e Superfície Reguada.

 

Melhoramento na Eletroerosão por fio

Foram dedicados três melhoramentos aos utilizadores de eletroerosão por fio. Primeiro, uma nova opção de saída de código para cada família de controladores foi adicionada às definições de configurações das máquinas - e a base de dados de tecnologia da Makmino foi atualizada para suportar adicionais máquinas e controladores.

Segundo, o comando “Move” agora suporta posicionamento de um eixo rotativo, o que significa, que os utilizadores podem escolher não só um valor limiar, mas também uma coordenada anular. E em terceiro, a interface da barra de eletroerosão por fio agora tem um comando de “translate”, o que permite a habilidade de globalmente mover tanto uma ou várias instruções de CAM. Segundo Simon Mee: “O comando funciona da mesma maneira que nos ambientes de torno e fresagem, onde movemos um grupo de instruções CAM de um sítio para outro.”
 

Fresadora/Torno & Fresagem de Perfilamento

Funcionalidades melhoradas para ambas fresadora/torno e fresagem de perfilamento, inclui um algoritmo refinado que gera menos código enquanto mantém a precisão. “Isto é visto claramente quando um utilizador escolhe de um sólido, um canto ou um “loop”. O código agora é convertido para linhas/arcos se possível, reduzindo dramaticamente a quantidade de linhas no código NC.

 

Ciclo avançado de 5 eixos

O ciclo avançado de 5 eixos beneficia de sete novos aspetos, cada um preparado, seja para oferecer uma nova funcionalidade de novo caminho de ferramenta, ou melhorar formas já existentes de trabalho. Focando-se no módulo de maquinação multilâmina, adição de mais opções para verificação de colisões, assim como a introdução de opções de acabamento específico a certos boleados que se encontram em rotores. A aba de desbaste agora inclui a habilidade de espelhar um caminho de ferramenta a 5 eixos, o qual não só cria o espelho simétrico do caminho de ferramentas, mas também alivía a necessidade de adicionar transformações extra das instruções CAM

Ao usar a maquinação SWARF num ciclo de 5 eixos, os utilizadores irão encontrar um novo parâmetro na aba de Utilidade: ângulo máximo para a rotação limite dos eixos da rotação do ângulo da cabeça da máquina, já que algumas máquinas tinham dificuldades em compensar maiores ângulos de rotação.

Um novo tipo de padrão – Flowline – foi adicionado ao ciclo avançado de 5 eixos. Cria um caminho de ferramenta alinhado tanto com a direção U ou o V da superfície de maquinação. “O Utilizador pode determinar o estilo do caminho de ferramenta, escolhendo ou ‘ao longo’ ou ‘em torno’. Apenas necessita de uma face, o cálculo é extremamente rápido. A aplicação típica para Flowline é onde uma específica textura de acabamento, ou grão, é necessária.

 

Melhoramento na maquinação de "Port"

Na maquinação de “Port”, foram acrescentados dois melhoramentos. O ciclo agora utiliza nervura automática, onde verifica a posição da nervura em relação à superfície. “Se está demasiado próxima, o caminho de ferramenta é automaticamente cortado um pouco antes.” Diz Simon Mee. “Em versões anteriores o caminho de ferramenta não iria ser criado de todo. Além disso, foi adicionada ‘Edge Rolling’ uma caixa de validação ao ciclo como opção que estende o caminho de ferramenta assim que entra no ‘Port’.”
 

Exibição melhorada

A exibição foi melhorada para permitir um grande nível de controlo na presente versão. Foram adicionados botões na exibição da máquina, que permitem controlar elementos gráficos individuais de cada máquina. Um campo de comentário foi adicionado a todos os ciclos CAM para saída de informação geral sobre o ciclo, ajudando os programadores a comunicarem mais facilmente. E baseando nas informações dos clientes, um novo navegador de preparação do sólido que substitui a janela de preparação do sólido. Para além de manter as mesmas funcionalidades, agora é possível prender e desprender o novo navegador. O novo navegador pode ter várias abas visíveis, mas podem ser escondidas caso seja necessário.

 

Diálogos de ciclos CAM

O Edgecam 2016 R2, continua a evoluir os diálogos de ciclos CAM ao adicionar imagens e ajuda em contexto para mais comandos, especificamente Plunge Roughing, Project Toolpath, Rest Finishing e Project Boundary Collapse. “Usando o ditado, uma imagem vale 1000 palavras” Diz Simon Mee. “Isto é uma nova funcionalidade, que ajuda os utilizadores a entenderem muito rapidamente o que cada função dentro do ciclo faz, reduzindo a curva de aprendizagem.”

 

Várias melhorias 

Foi introduzido suporte e configurações para Nutated Head nas máquinas de fresa/torno que usam controladores Fanuc, Siemens e Heidenhain.

‘Controlo de cantos’ está agora disponível quando a compensação está definida para geometria. Em versões anteriores do Edgecam, a habilidade de suavizar um canto era apenas suportada, quando a compensação estava definida para linha ao centro.

Outra melhoria, foi remover o problema que ao regenerar, pedia novas reseleções das faces, quando um ciclo tinha ativado a função “Pick Solid Faces”. Este melhoramento, irá ser aplicado automaticamente quando os caminhos de ferramentas forem regenerados nesta versão.

Nova função de editar manualmente uma característica de torno, significa que os utilizadores podem alterar um perfil de torno, bastando clicar no comando de edição.

Agora as cores são tidas em contra no comado “Filter” ou filtro. “Isto significa que os utilizadores irão ter mais controlo, pois conseguem identificar as entidades características dos sólidos com base na cor.”

Ao usar qualquer ciclo Edgecam de sonda, podemos escolher vértices circulares e lineares, faces circulares de forma direta do sólido e como são associativas ao sólido 3D, qualquer atualização feita ao mesmo, altera automaticamente o caminho da sonda.


 
 
 

Anterior