Edgecam Waveform ImageEdgecam Waveform ImageEdgecam Waveform Image

PDFEdgecam Waveform

A maquinação com o Waveform é uma funcionalidade padrão do Edgecam, não sendo necessária qualquer aquisição adicional. 

O Waveform mantém a espessura da apara constante, para maquinação a alta velocidade. A ferramenta segue um percurso suave, evitando mudanças de direção súbitas e mantendo um avanço de corte constante/alto.

A maquinação com o Waveform está disponível tanto para operações de fresagem como de torneamento.

Características principais:

  • Redução dos tempos de ciclo
  • Aumento da vida útil das ferramentas
  • Ciclos de manutenção da máquina mais longos
  • Mantém a espessura da apara constante
  • Cortes mais profundos e mais rápidos
 
 

Saiba mais

Contacto constante com o Material Embora, à primeira vista, o Padrão Concêntrico pareça muito mais simples, o problema é que a ferramenta vai "cavando" a cada curva, o que resulta em sobrecarga da ferramenta, diminuição da sua vida útil e aumento do risco de quebras. Na prática, o operador da máquina pode ser obrigado a reduzir o avanço de corte para compensar, aumentando, assim, o tempo de fabrico.

Como o Waveform mantém um contacto constante, o avanço de corte pode permanecer no valor otimizado ao longo de todo o ciclo. Isto prolonga a vida útil da ferramenta e reduz significativamente o risco de quebra da mesma.

O Padrão Waveform Para manter a espessura da apara constante, o ciclo utiliza a filosofia da maquinação "stock to part" (da sobremedida à peça). Isto reduz a quantidade de cortes intermitentes, particularmente em regiões externas, o que significa que a ferramenta está em contacto com o material durante mais tempo, sem necessidade de afastamento. Tradicionalmente, é costume os ciclos compensarem o componente até atingirem a sobremedida. Isto pode levar à geração de ângulos fechados e percursos de ferramenta descontínuos.

Para regiões a desbastar, a ferramenta descreve um movimento de entrada helicoidal até à profundidade máxima no centro da área de desbaste, de modo a criar um corte em espiral contínuo, até atingir a extremidade da área de desbaste. Quaisquer cantos remanescentes são removidos em seguida.

Ajuste Automático do Contacto da Ferramenta O percurso de ferramenta é automaticamente ajustado de forma a manter o contacto com a peça e a espessura da apara.

Ao cortar uma área côncava, o contacto da ferramenta é aumentado. O ciclo ajusta o passo lateral entre as passagens, para compensar e manter o contacto pretendido.

Ao cortar uma área convexa, ocorre o efeito contrário. À medida que o material é retirado, o corte lateral dos percursos de ferramenta é aumentado para manter o contacto pretendido.

Percurso de Ferramenta Uniforme Garantindo que o ciclo produz um percurso de ferramenta com uma tangente uniforme, a velocidade da máquina pode ser mantida, permitindo alcançar os avanços desejados. Isto traz também a vantagem de reduzir estremecimentos e vibrações, que podem afetar a máquina e a peça.

Ligações entre Percursos de Ferramenta As ligações incluídas no ciclo obedecem às configurações de avanço de corte elevado e movimento rápido definidas para a máquina-ferramenta. Na deslocação para o corte seguinte, o ciclo irá selecionar automaticamente o método mais rápido para chegar ao ponto inicial do mesmo. Em áreas de pequenas dimensões, a ferramenta irá manter a profundidade, mas para movimentos longos, a ferramenta é retraída e efetua um movimento rápido até à posição pretendida.

Manter a Profundidade Quando a ferramenta mantém a profundidade, o percurso contorna automaticamente a sobremedida, quando necessário. Os movimentos em profundidade podem ser realizados com avanço elevado, podendo ser definida uma pequena retração para evitar que a ferramenta seja arrastada ao longo do fundo da peça.

Interface simples O ciclo foi desenvolvido de forma a utilizar as informações da peça e do gerador de código sempre que possível e foi mantida a interface para apenas 3 modificadores, que o utilizador pode ajustar para o padrão de forma de onda. Isto assegura uma fácil aplicação do ciclo e a sua integração no ciclo principal de desbaste.

Maquinação à profundidade de corte final (Maquinação de alta velocidade) O desbaste com o Waveform é consideravelmente superior ao desbaste padrão, dado que assegura a remoção de um volume constante de material. Além disso, possibilita ainda a utilização de maquinação de alta velocidade, particularmente para materiais mais duros.

Cortar ao longo do comprimento do canal da fresa tanto quanto possível distribui o desgaste uniformemente ao longo de todo o comprimento do canal, em vez de desgastar apenas a ponta. A profundidade de corte radial é reduzida para assegurar uma força de corte consistente, permitindo que o material cortado escape dos canais das fresas. A vida útil da ferramenta é consideravelmente prolongada, visto que a maior parte do calor é removida nas aparas.

São listados abaixo exemplos de avanços e profundidades de corte que podem ser conseguidos em materiais duros, em medidas imperiais e do sistema métrico.

Material SS1650 Aço carbono 6AL4V Titânio
Ferramenta 10 mm fresagem final 1/2 polegadas fresagem final
Profundidade do Corte 20mm 3/4 polegadas
Passo lateral 10% 10%
Avanço do Corte 5700mm/min 50 pol/min
Velocidade 9500 rpm 3128 rpm