WorkXplore WorkXplore WorkXplore WorkXplore

PDFEdgecam WorkXplore - Visualizador CAD Nativo

O Edgecam WorkXplore é a ferramenta ideal para visualizar e avaliar ficheiros CAD 3D diretamente, sem necessidade da aplicação CAD original. A interface intuitiva e fácil de utilizar permite, tanto a utilizadores mais experientes como a iniciantes, explorar qualquer tipo de ficheiro CAD 2D/3D.

Está disponível uma vasta gama de interfaces CAD: Catia V5, Catia V4, Unigraphics, Parasolid, Pro/E, SolidWorks, Solid Edge, Cadds, IGES, STEP, Unisurf, STL (binário e ASCII), geometria WorkNC, VRML, percursos de ferramenta WorkNC, percursos de ferramenta ISO, DXF, DWG, HPGL. Por favor, note que é possível carregar dados GD&T a partir das interfaces de CAD que suportam tolerâncias geométricas.

O software converte os dados CAD nativos num formato próprio, mais leve, o que permite ao utilizador calcular áreas de superfície e volumes, medir espessuras, dimensões, ângulos e muito mais, sem necessitar dos dados de CAD originais. Neste formato leve, os dados podem ser facilmente distribuídos por email aos outros intervenientes no projeto.

Click aqui para a versão trial

Click aqui para ver tutoriais

 
 

Saiba mais

O Edgecam WorkXplore é a ferramenta ideal para visualizar e avaliar ficheiros CAD 3D diretamente, sem necessidade da aplicação CAD original. A interface intuitiva e fácil de utilizar permite, tanto a utilizadores mais experientes como a iniciantes, explorar qualquer tipo de ficheiro CAD 2D/3D.

Medições: 

O Edgecam WorkXplore disponibiliza uma vasta gama de funcionalidades de medição em 2D e 3D altamente precisas, graças ao modelo 3D B-rep de alta precisão utilizado.

Mesmo utilizadores de CAD pouco experientes conseguem rapidamente familiarizar-se com as funcionalidades de medição do software e obter bons resultados instantaneamente, utilizando os modos de seleção pré-definidos (pontos, entidades 2D, planos, superfícies, etc.).

As medições podem ser automaticamente adicionadas como entidades de medição e podem ser ancoradas em pontos característicos da peça. As etiquetas das entidades rodam automaticamente, de forma a permanecer visíveis a todo o momento.

As funções de medição especializadas do Edgecam WorkXplore permitem a especialistas em CAD recuperar conjuntos de pontos a partir de equipamentos de medição tridimensionais ou sondas de máquinas e comparar rapidamente qualquer revisão dos dados com a geometria CAD original. O software permite ainda facilmente gerar ficheiros de pontos de controlo, que podem ser depois transmitidos para equipamento de medição tridimensional ou máquinas CN.

Anotações: 

O Edgecam WorkXplore oferece uma série de funcionalidades de anotação. O utilizador pode transmitir as suas ideias, observações, instruções e pedidos de alteração de forma fácil e rápida.

A necessidade de desenhos 2D é minimizada, visto que o utilizador pode adicionar medições dimensionais e geométricas, anotações e etiquetas diretamente no modelo 3D.

Analisar:

O Edgecam WorkXplore é fornecido com uma gama completa de ferramentas de análise especializadas, que permitem preparar orçamentos, diagnósticos ou notas de montagem, bem como auxiliar na produção de modelos 3D.

O Edgecam WorkXplore oferece ainda uma gama de funções de análise, que geralmente só são oferecidas por soluções de CAD mais caras. Além de extremamente rápido e eficiente (mesmo em modelos grandes ou complexos), o software oferece funcionalidades muito fáceis de utilizar, sendo os resultados apresentados a cores no modelo 3D. Com um simples clique, etiquetas são automaticamente adicionadas às superfícies, apresentando valores precisos, resultantes de vários cálculos.

O seccionamento dinâmico de alto desempenho permite ao utilizador explorar o interior de uma peça ou conjunto com facilidade e precisão. O controlador de referência dinâmica permite controlar o plano de corte com o rato, em movimentos de rotação ou panorâmica, ou seguindo uma curva-guia. A secção transversal pode ser visualizada no modelo 3D ou como uma entidade isolada, e pode ser extraída e exportada através das interfaces DXF, DWG, etc.

A análise de raios de curvatura e faces planas é uma ferramenta valiosa, que permite uma avaliação rápida dos custos e prazos de produção. A coloração dos elementos a analisar ​é automática e o utilizador pode adicionar etiquetas de medição com os valores precisos dos elementos selecionados. 

 A geração de uma caixa delimitadora de uma peça ou conjunto de peças é instantânea e fornece informações sobre as dimensões, volume e peso dos elementos selecionados. Esta funcionalidade também pode ser utilizada para determinar o modelo padrão ideal para a produção.

Estão disponíveis informações de medição precisas relativas a objetos e superfícies, conferindo mais rapidez ao cálculo de volumes e áreas. É também disponibilizada informação complementar, como o nome do objeto, potenciais conflitos, número de faces, etc.

O cálculo e exibição de rascunhos e cortes ocultos são extremamente rápidos, mesmo em peças de grandes dimensões. O Edgecam WorkXplore pinta automaticamente os rascunhos e cortes ocultos, de acordo com o eixo de extração do molde. Valores de ângulos precisos são apresentados dinamicamente, à medida que o cursor do rato é arrastado ao longo das superfícies e podem ser adicionados por predefinição ao modelo 3D.

A comparação automática de peças 3D permite a visualização gráfica, em 3D e em tempo real, das diferenças entre duas versões. As modificações são claramente identificadas com cores diferentes, que permitem uma fácil distinção entre material adicionado e material removido.

Animação:

O Edgecam WorkXplore inclui um núcleo de animação totalmente funcional, que permite ao utilizador gerar visualizações explodidas ou movimentos de montagem animados. A criação de animações é conseguida simplesmente iniciando movimentos básicos, como translação, rotação ou um movimento ao longo de uma curva-guia.

Deteção de interferências:

As funcionalidades de análise dinâmica de colisões podem ser utilizadas durante a animação, de forma a assegurar um controlo em tempo real da interoperabilidade de mecanismos ou controlo de processos.

O utilizador pode também gerar pequenos vídeos diretamente do menu de animação, que pode ser apresentado a clientes ou a outros intervenientes no projeto.

Documentação: 

Com o Edgecam WorkXplore, é possível gerar capturas de ecrã para ilustrar documentos técnicos e folhas de montagem. Além das funções tradicionais de captura de ecrã, o Edgecam WorkXplore inclui também um coletor de imagens, que permite ao utilizador facilmente gerir e distribuir grandes quantidades de imagens.

Publicação: 

O Edgecam WorkXplore permite ao utilizador partilhar facilmente os seus modelos CAD com toda a cadeia de desenho e produção, bem como com todos os intervenientes no projeto, sejam eles gerentes de produto, pessoal de marketing, vendas, consultores de produção externos, clientes ou fornecedores.

Criação de cenas predefinidas:

Seja qual for o nível de experiência com software CAD, é importante que os colaboradores da empresa sejam capazes de utilizar ferramentas de comunicação que potenciem a sua experiência individual e permitam que a mesma seja explorada pelos outros membros da equipa.

Assim, foram criadas cenas predefinidas, que são fornecidas com o software. As configurações, orientações e vistas destas cenas são gravadas em estado fixo, juntamente com as respetivas anotações, dimensões e etiquetas. O utilizador pode então simplesmente navegar de ecrã em ecrã para encontrar a configuração preferida pelo criador das cenas.

Exportar:

Com o Edgecam WorkXplore, o utilizador pode rapidamente converter modelos 3D padrão ou nativos, através das interfaces de exportação disponíveis (IGES, STL, URML, geometria CAM WorkNC). Também é possível guardar modelos B-rep no formato IGES.

Colaborar: 

Já não tem de se preocupar com a compatibilidade de formatos ou com qual o software utilizado pelos seus parceiros. O Edgecam WorkXplore permite a distribuição de peças e conjuntos 3D a sub-empreiteiros, clientes ou colegas de trabalho, por meio de uma leve aplicação autónoma, que pode ser facilmente transmitida através da Internet.

O destinatário pode imediatamente visualizar e alterar o modelo 3D sem a necessidade de obter os dados CAD originais.

Além disso, pode ser aplicada uma restrição de utilizadores, para assegurar que apenas as pessoas certas têm acesso aos dados.